Engana-se quem pensa que os certificados digitais são de uso exclusivo de empresas, pessoas físicas também podem fazer uso dessa importante ferramenta.

 

Afinal, lidar com a assinatura de documentos é uma tarefa que pode ser exigida de ambas as personas, oferecendo grande comodidade e segurança.

 

Visto que a assinatura pode ser feita de qualquer lugar, dispensando que a pessoa tenha que comparecer a um cartório para reconhecer firma, evitando perda de tempo.

 

Para saber mais sobre como os certificados digitais podem ser úteis no seu dia a dia, continue a leitura deste post!

 

 

Quais profissionais podem de se beneficiar dos certificados digitais

 

Certamente, inúmeras profissões podem e devem conhecer as vantagens dos certificados digitais, porém, para exemplificar serão citadas as seguintes:

 

Profissionais da saúde

 

De acordo com a Portaria 467 de 2020, fica determinada pelo Ministério da Saúde a telemedicina, com isso os certificados digitais, permitem a assinatura digital de atestados, prescrições médicas, assinatura de prontuário, dentre outros.

 

Advogados

 

Inúmeros documentos emitidos pelo profissional inscrito na OAB podem ser resolvidos por meio dos certificados digitais, tais como:

 

  • Petições;
  • Procurações e contratos;
  • Declaração do Imposto de Renda;

 

Contadores

 

Os certificados digitais possibilitam maior segurança no envio de dados aos órgãos públicos, que são essenciais para a gestão das atividades econômicas, trabalhistas, contábeis, patrimoniais, jurídicas e tantas outras.

 

Pessoas físicas podem ter acesso a certificados digitais

 

Conforme dito no início do artigo, não são apenas as empresas que se beneficiam dos certificados digitais, mas as pessoas físicas também, veja como:

 

Assinatura digital de documentos

 

Como os certificados digitais oferecem validade jurídica aos documentos assinados digitalmente, passa a ser desnecessária a impressão das vias, assim como o reconhecimento de firma.

 

Acesso a sistemas governamentais na internet

 

Acessar sistemas da administração pública como o eSocial e da Receita Federal tornou-se um processo bem mais seguro a partir da utilização dos certificados digitais.

 

Tipos de certificados digitais

 

Dentre as categorias disponíveis de certificados digitais, as principais são do tipo A e S, que atendem as seguintes peculiaridades https://supercert.digital/:

 

Tipo A: suas principais funções são identificar o usuário, verificar possíveis adulterações no documento e fazer a autenticação da operação.

 

Tipo S: seu objetivo é assegurar o sigilo dos dados, criptografando-os a fim de impedir que sejam acessados por pessoas não autorizadas.

 

Entretanto, os certificados digitais do tipo A são os mais utilizados, merecendo ainda maior destaque o A1 e o A3, sendo a maneira como as chaves são criptografadas, geradas e armazenadas o que as diferencia.

 

Conclusão

 

Então, se você está procurando uma solução para facilitar o seu dia a dia, principalmente no que diz respeito a tamanha burocracia para autenticação de documentos, está na hora de aderir aos certificados digitais.

 

Além disso, poderá ter mais segurança na hora de cadastrar ou enviar seus dados pessoais, bem como informações confidenciais da sua empresa.

 

Dessa forma, você terá muito mais tempo para resolver situações que ainda não podem ser resolvidas no ambiente virtual.

 

Não perca mais tempo, acesse hoje mesmo o site da SuperCert e veja como é fácil ter acesso aos certificados digitais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here